Pular para o conteúdo principal

Mete o Rock - 15/10/10



Por Rafael Barbosa

Hoje vamos dar uma barbada musical tão insólita quanto bacana. É o Seu Jorge aqui no Mete o Rock!!!!

Hein??? Seu Jorge, o sambista? Sim!!!!

Mas para isso terei que recapitular um pouco sobre a obra deste poliartista (chupei essas informações da Wikipedia, claro).

O cantor, compositor e ator Seu Jorge, nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de junho de 1970.

Desde adolescente, freqüentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os bailes funks da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite.

Porém, a morte de seu irmão Vitório em uma chacina, levou a família à desestruturação e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos.

A virada na vida de Seu Jorge se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou participando de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator.

Participou, depois, da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap - um mix constante na carreira dele.

A carreira de Seu Jorge no cinema começou ao ser convidado a interpretar o bandido Mané Galinha, destaque do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Ele também contribuiu para a trilha do filme.


Mas aqui está o assunto deste post.

Em 2004, foi convidado pelo diretor Wes Anderson para participar do filme A Vida Aquática Com Steve Zissou, onde interpretou Pelé dos Santos, um especialista em mergulhos e segurança da tripulação do oceanógrafo Zissou.

Embora tenha um elenco estelar, capitaneado pelo mestre Bill Murray, o filme é um pavor, muito ruim mesmo.

Mas o que vale demais a pena é a trilha sonora dele, pois o personagem de Seu Jorge, que tem uma coleção de camisetas de times de futebol, nas horas vagas adora pegar o violão e cantar músicas do grande roqueiro David Bowie.

Detalhe: com letras em português.

Pode parecer uma aberração, mas dá muito certo, cara!

As versões são tudo em voz e violão e cantadas com um bom gosto e uma interpretação de primeiríssima qualidade. Fora que ver músicas tão legais como as do Bowie cantadas em português, já dá um tchan na coisa toda.

É um discão daqueles de ficar ouvindo bem na manha e só ficar curtindo.

Tá aí a dica. Deem uma conferida dele cantando Life em Mars? e fiquem com vontade de escutar todo o CD:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...