
"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum..."

As aventuras do baixinho gaulês criado em 1959 embalaram toda minha infância e adolescência, inspirando-me de maneira inequívoca, uma paixão por quadrinhos e história, traços marcantes até o fim dos meus dias.
Talvez o grande público o conheça mais pelas boas três adaptações cinematrográficas recentes (Asterix e Obelix Contra César, Asterix e Obelix: Missão Cleópatra - que certamente é a melhor das HQs - e Asterix nos Jogos Olímpicos), mas para mim, Asterix é muito mais antigo.
Acho que devo agradecer aos ceus a oportunidade que o Homem Lá de Cima me deu de ser filho do meu pai, um apaixonado por quadrinhos - e um cara de ótimo gosto.
Meu velho coleciona Asterix desde seus primórdios, o que me permitiu ler absolutamente todas as edições e apreciar de forma cronológica as fantásticas histórias de Goscinny (roteiro) e Uderzo (desenhos).
E desde 1961, data do primeira edição publicada, texto e desenhos espetaculares, cada qual melhor que o outro, formaram uma união absurda de diversão, conteúdo histórico e qualidade artística, montando uma das maiores, senão a maior, criações quadrinísticas de todos os tempos.
Alguns dados estatísticos ajudam a embasar essa tese:
- As histórias de Asterix foram traduzidas para 83 línguas e 29 dialetos;
- Até os dias de hoje foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas.
- Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.
- Asterix e Cleópatra - absolutamente espetacular a ida dos gauleses ao Egito para ajudar a imperatriz e esposa de Júlio César a vencer uma aposta contra ele. ;
- Asterix Legionário - Asterix e Obelix se inscrevendo para serem legionários romanos para salvar um rapaz gaulês, fizeram uma das HQs mais engraçadas de todas;
- Asterix nos Jogos Olímpicos - uniu tudo que eu amo: esporte, emoção, desenhos fantásticos, um roteiro perfeito... Top 3 fácil, fácil;
- As 1001 Horas de Asterix - é disparada a melhor história de Uderzo trabalhando solo, depois da morte do escritor Goscinny. A trama que faz de Chatotorix um heroi para os hindus é demais;
- Asterix e o Combate dos Chefes - Abracurcix é desafiado para um combate, mas Panoramix, o druida sofre uma lesão que o deixa com amnésia, esquecendo como se faz a poção mágica. Aí, o chefe tem que treinar por conta para a luta. Certamente, a mais cômica de todas histórias.
Pra quem não tem o hábito, é, na minha opinião, a mais ilustre porta de entrada para um mundo maravilhoso de cultura, arte e fantasia.
Esses gauleses são todos loucos!
Comentários