

Planeta Atlântida tá aí. O maior evento musical do sul do Brasil desde 96 no RS e 97 também, em SC.
Só que eu sou do tempo em que esse era um evento de pop-rock. Olhando o plantel de artistas da edição de SC deste ano me apavorei com a diferença de nível que em tão pouco tempo este festival descambou.
Uma mistura de sertanejo, tecno, pagode e sei-lá-eu-mais-o-quê, que me deixou abismado. Dá uma olhada: Michel Teló, Jeito Moleque, SOJA, Luan Santana, Monobloco, Guilherme & Santiago, Infected Mushroom e Life is a Loop.
Pelo menos, eles ainda se salvaram um pouco escalando Nando Reis, Armandinho, Chimarruts e o Capital Inicial, que embora decadente, ainda é um alento no meio desta mistureba que em nada lembra a proposta inicial do Planeta.
Até o Restart, que pode até ser uma musiquinha para miniadolescentes, mas pelo menos tem uma levadinha mais roqueira, quebra mais o galho do que este monte de alienígenas que tomaram conta dos barrigas verdes.
Não me entendam mal, nada contra o som dessa galera. Só acho que a parada deles é outra, até porque as músicas deles nem tocam na rádio que promove os shows. Logo, acho meio incoerente a presença deles ali.
Acho que posso opinar a respeito, porque eu e meu primo Pablo, fomos no melhor Planeta de todos, o de 2004. Foi um festival de bandas de fundamento, talvez a maior junção de grandes bandas brasileiras de todos os tempos.
Ou algum outro evento reuniu Titãs, Skank, Jota Quest, Kid Abelha, Nenhum de Nós, O Rappa, Detonautas, Sepultura, Reação em Cadeia, Armandinho, Marcelo D2, CPM 22, Charlie Brown Jr, TNT, Los Hermanos, Nando Reis...?
Se quiser comparar as bandlists, eu penso que é mais ou menos como colocar a Seleção Brasileira de 70 contra a da Suíça dos dias atuais (ou desde sempre, não faz diferença...).
Também por esse tipo de coisa, eu criei essa coluna.
Não vai ser por falta de memória que a gente vai ver algumas aberrações com este Planeta SC 2011 e achar que sempre foi assim...
Comentários
Pancada - Massacration e Tequila Baby;
Rock- Barão Vermelho, Ira!, Engenheiros, Charlie Brown Jr., Pitty (ok os mandinhos tb precisam ficar felizes!);
Baladinha - Lulu Santos, Skank, Papas da Língua, Reação em Cadeia (não sei muito bem a classificação dessa banda),
Reggae - Cidade Negra,
Samba-Rock - Seu Jorge (que eu não gostava na época)
Que diferença!!!