Pular para o conteúdo principal

Do Tempo do Epa - 26/01/2011

Semana passada escrevi no Mete o Rock! sobre one-hit bands e acabei citando Bangles, com "Eternal Flame" como sendo uma dessas bandas.

E disse que essa música acabou na trilha da novela Que Rei Sou Eu?, que eu considero a melhor internacional que já houve.

Pois, bem.

Vamos falar então de algo do tempo do epa, coisa em desuso: comprar CDs (já nem digo discos) e mais especificamente ainda, CD de novelas...

A minha vó, era religioso, nos anos 80 e início dos 90, comprava todos os discos de todas as novelas que existiam. Então, tenho alguma base para falar sobre alguns desses exemplares que eram realmente bons.

Isso era uma grande moda na época em que não existiam downloads avulsos para músicas específicas (no máximo, a gente ficava esperando tocar na rádio para gravar em uma fita).

Ou a gente comprava o disco inteiro por uma música (vá que fosse uma one-hit wonder, né?), ou comprava o disco da novela que tinha uma coletânea de músicas boas de diversos artistas. Em priscas eras, a segunda opção era de fato, um bom negócio.

Vamos começar pela já citada trilha internacional de Que Rei Sou Eu?.

Além de Eternal Flame, havia outras musicaças como:
  • Patience dos Guns'n'Roses

  • How Can I Go On, parceria entre Freddy Mercury e a soprano Monserrat Caballet;

  • Let The River Run de Carly Simon.

E a trilha nacional dela, também não era boba:
  • Espanhola de Kleiton e Kledir;

  • Chama do Roupa Nova;

  • Bye, Bye Tristeza da Sandra de Sá (na época, sem o "de" no meio)

Outra novela que tinha um balaio de músicas legais nas duas trilhas (especialmente a nacional), era Top Model:
  • Eu Só Quero Ser Feliz de Buana 4 (hein?! Nunca mais ninguém ouviu falar, mas essa música era massa);

  • Essa Noite Não do Lobão;

  • Oceano do Djavan;

  • Hey Jude pelo Kiko Zambianchi;

  • À Francesa da Marina (na época, sem o "Lima" acompanhando o nome);

  • Nêga Bombom, a mais chinela dos Cascavelletes;

  • Right Here Waiting do Richard Marx (não raro, me pego tocando no violão essa música com aquele solinho massa de piano);

  • Stairway to Heaven. Sim, você não leu errado. É a canção imortal do Led Zeppelin mesmo...

  • Stay do Oingo Boingo.

Outros discos bons que eu me lembro, foram o nacional de Vale Tudo (geralmente as das novelas das oito, eram seleções mais caprichadas) e da Tieta (especialmente a capa com a Isadora Ribeiro...).

A Patrícia, aqui do lado, me lembra que Fera Radical, O Outro e Mico Preto internacionais foram marcantes para ela, que se lembra direitinho até hoje de quem estampava as capas (eu conferi no Google Imagens, é verdade).

E aí do outro lado, qual é a sua trilha sonora inesquecível de novelas?

Comentários

Renata disse…
Esse com certeza foi o melhor "Do tempo do Epa"!
Eu lembro da minha expectativa pra ver qual artista estaria na capa... tinha uma capa que era a minha preferia, acho que com a Paloma Duarte com um vestido cor de vinho, não lembro de qual novela...
Mas o disco que mais me marcou foi Barriga de Aluguel Nacional, com uma música do Yahoo que eu adorava!!! Foi o primeiro disco que ganhei de presente, ao invés de ganhar uma boneca ou outro brinquedo...me senti muito adulta! Heheheh, que tempo bom!
Anônimo disse…
Hauhauhauahau. Ri muito com essa, mas venho trazer dado que faltou, tem um lance que acontecia muito, eles cortavam as músicas grandes, como as músicas de rock, a Starway mesmo foi cortada no começo do solo, se não me engano cortaram uns 2 ou 3 minutos da música, algo que só naquele tempo era concebível.
Se alguém duvida é só ir na casa da vó e pegar o lp (long play). Redigo, ri muito com essa.

Ainda tem uma ou duas músicas dos Scorpions que estavam em novelas, uma delas era I Still Love You, se não me engano a outra era uma das agitadas.

Pablo

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...