

Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
1ª Edição – 2007 – 368 páginas
Depois de duas semanas sem postar, volto ao blog trazendo outro livro de Khaled Hosseini – A Cidade do Sol!
Eu estava tentando encaixar todas as minhas atividades para não deixar os leitores do blog do mano na mão, mas não vai ser possível. Começo uma nova etapa de estudos na minha vida e não vou mais poder ser uma colaboradora semanal, pois sei que vou acabar falhando com vocês.
Tenho que me concentrar em leituras científicas agora e vou deixar a literatura um pouco de lado. Então para ser correta com todos, me despeço, sem na verdade dar um tchau definitivo, mas um até breve, pois pretendo continuar colaborando com o blog esporadicamente, sempre que possível.
Sem mais delongas vamos ao que interessa!
A Cidade do Sol é uma rica história, muito triste, novamente passada no Afeganistão, onde duas narradoras se alternam, Mariam e Laila. Mariam, uma mulher de 33 anos, perdeu sua mãe quando tinha 15 anos e seu pai a abandonou, dando-a em casamento para Rasheed, um homem de 45 anos. Laila com 14 anos, é uma menina culta, filha de um professor desiludido com a vida e uma mãe desesperada após a morte de dois filhos em uma guerrilha.
Hosseini tem a maestria de nos inserir na cultura afegã, mostrando um país em crise, pelos longos anos de guerra civil. Mostra aspectos da cultura, da religião e, principalmente, do casamento sob o ponto de vista das duas personagens. A realidade está além do que nós, ocidentais, podemos conceber.
O drama vivido pelas mulheres, sendo vítimas de violência constante, dentro de casamentos machistas, humilhadas permanentemente, nos surpreende e deixa lições sobre dignidade, amor, esperança e superação. É impossível não se comover com essa obra que nos absorve até o fim.
Está dada a dica para quem gosta de um bom drama.
Para ler a versão digital, clique aqui.
Nota: 8,5
Comentários