Pular para o conteúdo principal

Do Tempo do Epa - 02/03/2011

Hoje vamos revolver uma das maiores manias entre os adolescentes no final dos anos 80 e início dos 90, uma verdadeira febre multimídia: as Tartarugas Ninjas.

Talvez muita gente não saiba, mas eles surgiram direto no famoso desenho animado, e sim, nasceram desta forma aí de cima, como personagens de histórias em quadrinhos.

O supergrupo surgiu de um brainstorming, aquela técnica de criação onde diversas pessoas vão soltando várias ideias aleatórias em torno de um tema comum, para no final chegarem a uma proposição definitiva.

Kevin Eastman e Peter Laird, dois desenhistas desconhecidos, juntaram uma grana e criaram um selo, a Mirage Comics, e publicaram seus inusitados personagens em 1984.

E não pensem que era aquela coisa limpinha e mais voltada ao público infantil como os desenhos que passavam na Xuxa. Ali, o bicho pegava e a sangueira rolava solta, com pauleiras ninja, mesmo.

Foi um sucesso no meio underground, que acabou em estourando em duas outras mídias: primeiro na TV em 87, já amenizada para se voltar mais para a criançada. Depois, com os games, eles bombaram instantâneamente e aqueles personagens estranhos de nome original longuíssimo - Tartarugas Mutantes Ninja Adolescentes - foram alçados ao primeiro time das preferências infanto-juvenis.

Disso para o cinema, foi um pulinho.

O clássico filme de 1990 foi um baita sucesso de bilheteria, rendendo quase 10 vezes seu orçamento. E de fato, o filme era muito legal e bem feito.

Com as roupas (maior desafio para a época) feitas com absoluta precisão pelo mestre Jim Henson, criador dos Muppets e um roteiro que respeitava a história e os personagens, foi uma grande adaptação.

Teve outras duas sequências inferiores, mas razoáveis, O Segredo de Ooze e TN3.

Ainda teve uma espécie de reboot em 2007, cheio de gente que é craque neste ramo de filmes de fantasia: a Buffy, Caça-Vampiros, Sarah Michelle Gellar, o Tocha Humana, Chris Evans e o Prof. Xavier, Patrick Stewart no elenco, além do Morpheus, Lawrence Fishburne na narração.

Porém este, confesso que não assisti (mas o IMDB dá 6.5 pra ele, então não deve ser ruim, não). Também teve uma segunda série de TV, que durou de 2003 até 2007.

Eu era fissurado nos caras. Desenhava Tartarugas Ninjas o tempo todo.

Esse aqui é um dos meus especiais, feito aos 13 anos de idade

Meu personagem predileto não poderia ser outro: tendo meu nome, sendo o líder, trajando vermelho, a cor do Inter e ainda por cima, usando as armas mais legais, as adagas sai, as mesmas da Elektra, Rafael (ao lado, em outro desenhinho meu) era minha Tartaruga Ninja favorita, disparado - mas eu também gostava muito do Donatello, que era muito doido.

Claro, é evidente que o tempo áureo dos personagens já está no passado. Mas é para relembrar essas coisas tão legais e que marcaram época, que existe o Do Tempo do Epa, né?

Afinal, quem viveu aquela época, nunca vai esquecer Rafael, Michelangelo, Donatello, Leonardo, April O'Neill, Casey Jones, Mestre Splinter, Destruidor e cia...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...