
França, 2010 - 122 min
Drama
Direção: Xavier Beauvois
Elenco: Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudenbach, Jacques Herlin
Baseado na história real de monjes franceses que viviam em uma comunidade argelina. Eles cuidavam da população pobre, assistindo-os com cuidados médicos, mas também conviviam com a violência de milícias islâmicas - a velha história de guerra civil na África.
Todo o filme se centra nos personagens e seu conflito interno de ter que escolher entre a caridade ou voltar para a França por medo dos terroristas. Na verdade é um pouco mais que isso, pois a vida de alguns deles simplesmente não lhes dá também a opção de voltar, pois não tem motivos para isso.
É uma reflexão sobre a vocação eclesiástica, suas implicações sociais, morais, etc. Não há uma trilha sonora tradicional, um recurso para deixar mais intensas as cenas onde os monjes cantam suas louvações a Deus, além de uma sequência muito bonita onde em uma janta, um deles coloca para tocar uma fita do Lago dos Cisnes (extremamente simbólico).
No entanto, o ritmo da película é por demais arrastado, talvez uma alegoria para a pacata vida dos missionários (o que daria maior impacto às intervenções do grupo separatista), mas ele torna a experiência de assisti-lo por demais cansativa. Poderia tranquilamente ter até meia hora a menos, sem prejuízo do potencial dramático.
De resto, mas atuações são muito boas, especialmente a do Merovíngio do Matrix, Lambert Wilson. Interessante, mas poderia ser melhor.
Nota: 6,0
Cotação no IMDb: 7.5 (2.244 votos)
Trailer legendado
Comentários