Pular para o conteúdo principal

Comunicado aos amigos

Galera, venho através deste post, dar um comunicado muito especial.

Quando eu resolvi criar este blog há dois anos atrás, minha intenção era a de compartilhar algumas opiniões sobre coisas que eu achava legais (filmes, livros, impressões sobre esportes, etc) com os amigos já conhecidos e quiçá, fazer alguns novos através dos meus escritos.

Entretanto, o que era apenas um hobby, começou a tomar conta de mim muito mais do que eu poderia imaginar.

Tomei tal gosto pela coisa que comecei a ampliar os horizontes temáticos do site, através de desdobramentos que achei que seriam interessantes de se ter semanalmente, como um jornal, ou uma revista.

Assim surgiram em agosto de 2010, as nossas colunas Barbadas Literárias (nas segundas), Pimenta do Élbio (terças), Do Tempo do Epa (quartas), Fui! (quintas), Mete o Rock! (sextas) e Receitas Matadoras (sábados).

Foi um grande barato, pois esses novos espaços tinham um caráter eminentemente colaborativo, onde eu apenas organizaria os textos advindos de amigos meus (alguns colunistas fixos, outros itinerantes), o que faria do blog um espaço muito mais eclético, sem ter que necessariamente me fazer dispender tanto mais tempo à frente do computador.

E a coisa ganhou mais alguns pontos quando dois meses após isto, resolvi fazer também um espaço mensal para cada domingo do mês com as colunas Old, But Gold, Lista do Barbosa, 1, 2, 3... Fight! e Calo no Terceiro Dedo - estas todas, executadas por mim mesmo.

Tenho certeza de que o blog ficou muito mais rico e interessante para quem o acompanha. No entanto, para continuar mantendo esse padrão, comecei a esbarrar em dois obstáculos:
  • Por mais boa vontade que as pessoas tenham, é difícil que elas acompanhem esse ritmo que eu próprio me impus na construção dos textos semana a semana. Até porque, todo mundo participa gratuitamente, na melhor amizade; nunca houve, nem poderia haver um compromisso maior.

    Claro que eu sempre tentei manter os textos em dia, às vezes escrevendo algo para quebrar o galho, só que nem sempre foi possível. O Fui! foi o primeiro espaço a ser cancelado, pois estava muito difícil postar semanalmente textos de pessoas diferentes sobre viagens, com opiniões elaborados e fotos bacanas.

    (Depois disso, o Calo no Terceiro Dedo também se mostrou inviável de ser mantido, pois para eu conseguir postar uma HQ todo mês, inédita de preferência, a qualidade seria muito afetada pela falta de tempo. Mas este era um caso mais pessoal, não tinha a ver com outras pessoas).

    Então, este caráter cooperativo que eu quis implantar no blog foi bem legal durante um tempo, só que para ser uma coisa que não deixasse furo, do jeito que eu gosto das coisas, não dá.

    Quer queira, ou não, fazer algo pontualmente semana a semana, é uma tarefa no mínimo semiprofissional e contando exclusivamente with a little help from my friends, que também são atribuladíssimos com suas vidas pessoais, é querer exigir das pessoas, algo que nem sempre elas podem dar.

    E antes de mais nada, elas são minhas amigas. E é assim que quero que continuem sendo, sem um chatola que fique perguntando "E aí, quando é que tu vai me mandar aquele texto que tu prometeste...", ou algo do gênero.

  • O fato de eu começar a abraçar algumas dessas colunas que não estavam conseguindo ser mantidas pelos escritores originais, acabou sendo supermotivante para mim, pois tive que me desdobrar para tecer textos sobre assuntos não tão usuais para mim.

    Só que isto realmente tomou uma grande parte do meu tempo livre. E quem tem dois filhos pequenos para cuidar, às vezes não percebe o quão rápido passa este tempo e o quanto é importante se aproveitar bem ele - ao lado das ferinhas, evidentemente.

    E já há algum tempo venho tentando equalizar todas essas coisas que amo (minha vida não é só blog e filhos, também existe uma esposa que merece toda a minha atenção, meu trabalho, meu esporte, meus passeios e amizades, etc), porém meu dia não tem 30 horas, como às vezes eu gostaria que tivesse...

Enão tomei uma decisão difícil, mas necessária para a manutenção do nosso site: a partir de agora, extinguem-se os todos os espaços semanais.

O Barbadas Literárias, que a minha mana Renata postava de maneira quase ininterrupta, será publicado quando ela puder me mandar material, sem aquela loucura de ter que ler um livro por semana, ou escrever sobre algum que ela já houvesse lido.

Com o Pimenta do Élbio será da mesma forma. Paizinho, a casa é tua. Toda vez que quiseres escrever sobre qualquer assunto, a qualquer momento, é só mandar, que eu posto na hora. É como te disse aquele teu amigo: "no meu coração, tu anda de pijamas".

O Do Tempo do Epa, o Mete o Rock! e o Receitas Matadoras serão extintos, pela questão do tempo dispendido para as pesquisas necessárias para sua construção.

Também não falarei mais sobre esportes (o maldito Grenal de ontem, já entra oportunamente nessa...), pois acho que há uma penca de gente muito mais gabaritada que eu, para escrever a respeito.

Vídeos engraçados, piadas e coisas sobre minha vida pessoal também estão fora do que planejo fazer no blog.

O que continuarei fazendo sem mudança alguma são os comentários sobre todos filmes, livros e HQs que assisto e leio, pois é uma forma de não esquecer deles, além, claro, de ser uma maneira maravilhosa de compartilhar com os amigos as minhas impressões sobre tais obras.

Assim, o blog ficará com conteúdo eminentemente cinematográfico, algo que sempre foi sua maior fonte de inspiração (pelos meus cálculos, mais de 30% de tudo que foi publicado até hoje tem relação com essa minha grande paixão para com o cinema).

Desta maneira, os espaços dominicais supracitados (tentarei mantê-los, adoro todos os 3...) agora serão totalmente dedicados à essa temática.

Talvez, para distinguir essa nova fase eu até mude o nome do site e o endereço eletrônico. Não decidi isso ainda. Por enquanto, vamos continuar por aqui mesmo.

Fico triste por não conseguir continuar fazendo do Blog do Rafael Barbosa o mesmo ponto eclético que falava sobre várias dessas amenidades que dão gosto à nossa vida, contudo, estou certo de que os amigos aí do outro lado compreendem minhas razões.

Espero nessa nova etapa, continuar contando com a companhia de todos que sempre acompanharam as coisas que aqui escrevi.

Embora seja com menos frequência, continuará sendo com todo amor a qual me habituei a fazer nesse lugar que eu tanto gosto.

Grande abraço!

Comentários

Renata disse…
Mudanças são sofridas mas, normalmente, nos fazem crescer!!! Que venha a nova fase do NOSSO blog :)
Thiago Borges disse…
Barbosinha, tu não falar de esporte porque tem pessoas mais apropriadas a isso é sacanagem tua, o blog é teu, tu faz e fala o que pensa e quer, claro, tu tens que ter prioridades, mas não falar de esporte?! De quem eu vou discordar? hehehehe
Fabi disse…
Concordo com o Thiago, gosto muiiiiito de ler teus comentários sobre esporte. A desculpa para o esporte não colou!!! Que tal repensar? Beijão

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...