

The Birds
EUA, 1963 - 119 min
Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Tippi Hedren, Rod Taylor e Jessica Tandy
É o 16º filme de Hitchcock citado no 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer.
Puxa vida, acho que vai sair uma tese agora. Preparem-se...
Quando eu vi Os Pássaros pela primeira vez, gostei de todo o filme, mas odiei o final - ou melhor, a falta dele, pois a impressão que eu tinha é que ele nem terminava, tão abrupto era seu desfecho.
Pois bem. Revendo-o, hoje, já tenho uma opinião um pouco diferente. Continuo adorando toda a construção do suspense, as cenas agoniantes dos ataques dos pássaros, mas quanto ao clímax, minha perspectiva mudou.
Sempre quis saber o motivo que levou os pássaros a agirem daquela forma alucinada. Mas vendo tantos filmes de Hitchcock na sequência, tenho a clareza de que este foi o maior "McGuffin" de todos os que ele já colocou em uma obra sua. O porquê os pássaros ficaram daquele jeito pouco importa - e é por isso que quem espera essa resposta ao final do filme fica com cara de tacho.
O que Hitch queria era mostrar relações interpessoais e como as pessoas reagem à uma situação inesperada e de extrema gravidade. Ele quis mostrar que todos os nossos sentimentos primitivos estão ali dentro de nós, só esperando uma oportunidade de se manifestar. Todos os personagens interligados, agindo e reagindo de acordo com o ambiente é que era importante ser mostrado. E isso, Hitch fez com maestria.
(O Fim dos Dias de Shyamalan tem óbvia inspiração em Os Pássaros, só que ele resolveu dar uma explicação para os ataques e, bem, quem viu o filme, sabe que não ficou muito legal; é mais ou menos como filmes de zumbis: ninguém quer explicações científicas de porque os cadáveres voltaram à vida - queremos mesmo, é ver humanos apavorados fugindo de seres esgualepados e a sangueira rolando solta...).
A inexistência de trilha sonora (Bernard Herrmann foi apenas um consultor de som) só fez ficarem mais angustiantes as cenas onde o barulho ensurdecedor dos pássaros enlouquecia a todos. Os efeitos especiais também foram revolucionários e é difícil imaginar o quanto foi complicado há 50 anos atrás lidar com aquele passaredo todo.
Deve ser porquê eu já sabia o final e não me decepcionei como da primeira vez que eu vi, mas certamente, hoje gostei muito mais de Os Pássaros do que há 20 anos atrás.
Ponta do Hitch: nível facílimo. Saindo da loja de pássaros bem no inicinho do filme.
Nota: 9,0
Cotação no IMDb: 7.9 (55.704 votos)
Trailer sem legendas
Comentários
Só acho que vai ser bem legal as pessoas conhecerem o Hitchcock por ele mesmo. Pouco conhecem. Eu mesmo só conheci depois de ler o livro.
Aproveitando.
Você reclama que dou notas baixas? Você pega o que deve ser o maior dos clássicos (Intriga internacional) e dá 9? Psicose 9,5? Depois eu que sou rigoroso?
rs
Abraços.