Pular para o conteúdo principal

1, 2, 3... Fight!!! - 21/03/2011

Vamos a um Fight daqueles tinhosos e que mais do que aferir um "vencedor", só enaltece o país que tem a honra de ser pátria de tais monstros sagrados.

É!!! Aqui no Fight vamos descobrir quem é o melhor, Chico Anysio ou Renato Aragão!

Sem mais delongas, vamos pro pau! 1, 2, 3... Fight!!!

1. Nome e idade

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho - 79

Antônio Renato Aragão - 76

2. Também conhecido por...

Chico Anysio

Didi Mocó Sonrisépio Colesterol Novalgino Mufumbbo

3. Anos de estrada

Ambos começaram no anos 50, o Chico um pouco antes. Mas o Renato nunca parou de atuar e o Chico em função dos seus diversos problemas de saúde, volta e meia sai do ar.

4. Personagens

Dentre os 209 (!) criados pelo Chico, o primeiro foi o Professor Raimundo, mas também impossível deixar de citar Tavares, Nazareno, Bento Carneiro, Jovem, Pantaleão, Popó, Justo Veríssimo, Painho, Coalhada, Véio Zuza, Haroldo, Tim Tones e claro, o melhor de todos, Alberto Roberto.

Renato Aragão está para Didi assim como Chaplin está para Carlitos. Mas o humorista ainda criou alguns outros personagens como Ananias e o Soldado 49 (que na verdade era o Didi, só que no exército), o Maluco (aquele com uma luva na cabeça e óculos engraçados) e outros menores.

5. Bordões

Mestres em marcar seus personagens com falas que ficarão para sempre no inconsciente coletivo, lá vão algumas pérolas de cada um:
  • "Eu sou um símbalo sescual" (Alberto Roberto);
  • "E o salário, ó...", "É vapt-vupt" (Prof. Raimundo);
  • "Minha vingança sará malígrina!" (Bento Carneiro);
  • "Eu sou Haroldo, o hétero, o macho, olha o muque, ó..." (Haroldo);
  • "Eu quero que pobre se exploda!" (Justo Veríssimo);
  • "Jovem é outro papo, jovem gosta de aventura" (Jovem);
  • "Ca-la-da! Isso não é mulher...", "Tá com pena? Pega pra você!" (Nazareno);
  • "So doida por essa neguinha" (Painho);
  • "É mentira, Terta?" (Pantaleão);
  • "Roberval Tayyyyyyyyyylor!" (idem)
  • "Sou... mas quem não é?" (Tavares)
  • "Podem correr a sacoli-NHA!" (Tim Tones)
  • "Ô, psit"
  • "Ô da poltrona"
  • "Cuma?"
  • "Som na caixa"
  • "Tudo em riba?"
  • "Bicho Bão!" (mulher gostosa)
  • "Arô?" (atendendo o telefone)
  • "Açôôôô!!!" (alguém encontrando algo)
  • "Aguarde e confie!"
  • "Biíto!!!" (para pessoas ou coisas de beleza duvidosa)
  • "Isso muito me interessa!"
  • "Assim como são as pessoas, são as criaturas..."
  • "Esse aí, camufla!" (termo usado para sugerir opção sexual indefinida)
  • "Popozuda" (sim, foi o Didi que cunhou o famoso termo para mulher bunduda!)
6. Cinema

Chico foi narrador de um dos filmes dos Trapalhões (Mundo Mágico dos Trapalhões) e teve mais algumas esporádicas aparições em produções como Tieta e Se Fosse Você 2. Ainda dublou o filme Up - Altas Aventuras.

Já, Renato, foi sinônimo de sucesso de bilheteria com os Trapalhões nos anos 70 e 80. Com 47 filmes no currículo, dá de relho neste quesito.

7. Prêmios e homenagens

Chico, na ocasião dos seus 60 anos, ganhou de Ziraldo e amigos, uma edição especial de caricaturas dos seus maiores personagens, chamada "É Mentira, Chico?".

Renato em 2007, foi homenageado com o Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro por sua contribuição artística ao ramo cinematográfico nacional.

Vesgo e Sílvio do Pânico na TV fizeram em 2008, uma campanha envolvendo o apoio de diversos artistas para Chico voltar a aparecer nos humorísticos da Globo - e conseguiram.

Em homenagem ao seu incansável trabalho social, o jornal Extra honrou Renato com o Troféu Extraordinário do Prêmio Extra, em 2008.

Ambos foram homenageados por escolas de samba: Chico em 2009 pela Unidos do Anil, do Rio e Renato pela X-9 Paulistana, neste ano.

Conclusão

Como diria o Painho, "Aff!". Que situação espinhuda eu próprio me inflingi inventando um Fight entre esses dois artistas que sempre estarão em meu coração...

Humoristas excepcionais, que tenho certeza que daqui a 100 anos continuarão a ser lembrados como se estivessem vivos, tão grandiosos são para a cultura pop brasileira.

Eu rio até hoje das bobagens do Didi, aquela simplorice que é sempre igual, mas que continua engraçada à beça.

Mas se me colocassem uma arma na cabeça, eu diria que gosto um pouco mais do Chico, pela variedade absurda de risadas que ele consegue nos proporcionar com seus infinitos personagens.

E é isso. Eu não fico em cima do muro. Chico wins!!!

Comentários

Élbio Porcellis disse…
O Renato Aragão é um fenômeno porque consegue continuar engraçado fazendo sempre o mesmo tipo.

O Chico Anísio é um gênio porque construiu um arsenal variadíssimo de tipos capazes de arrancar risos, investindo com qualidade desde o humor físico até a sátira política.

Renato é Garrincha. Chico é Pelé.
Anônimo disse…
concordo com o tio ai embaixo.
pra mim o didi é legal para criança, conheço pouquíssimos adultos que gostam dele, agora o chico é algo, faz todo mundo rir, apesar de ser muito mais adulto o seu humor.

Pablo
Anônimo disse…
concordo com o tio ai embaixo.
pra mim o didi é legal para criança, conheço pouquíssimos adultos que gostam dele, agora o chico é algo, faz todo mundo rir, apesar de ser muito mais adulto o seu humor.

Pablo

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...