
Tristão e Isolda

Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
Livro Digital – 193 páginas
Decidi agora de ler livros que deram origem a filmes que gosto muito, começando por Tristão e Isolda, que é um dos romances que mais me marcaram, pela delicadeza da história e virtudes dos personagens.
O filme de 2006 é incrível, com James Franco (lindo!) como Tristão e Sophia Myles interpretando Isolda.
A trágica fábula medieval baseada numa lenda celta, conhecida por todos, fala sobre um amor impossível entre o cavalheiro da Cornualha, Tristão e da princesa irlandesa, Isolda. O filme enfoca a guerra entre a Cornualha e a Irlanda e como Tristão, ferido por uma espada envenenada de um guerreiro irlandês acaba sendo socorrido e salvo por Isolda que domina a cura pelas ervas medicinais.
Daí eles se apaixonam e se desenrola uma linda história de amor proibido, recheado de paixão, medos, ética, respeito.
Bom, o problema é que a adaptação cinematográfica é muitas vezes superior ao livro, o que é bem raro de acontecer! No livro os protagonistas são personagens apaixonados sim, mas sem caráter, capazes de mentir, dissimular, trair, entre outras coisas para ficarem juntos.
Acho que me encaixo no gosto popular de protagonistas virtuosos e idealizados, pois não gostei de ver um Tristão e uma Isolda diferente dos que eu tinha me encantado.
Apesar disso, o livro tem seus encantos, algumas coisas mais fantásticas do que eu esperava como dragões e bebidas mágicas, uma linguagem um pouco mais rebuscada e um final bem diferente do filme.
Peço desculpas àqueles que não têm uma visão tão romanceada quanto a minha, mas prefiro os personagens que nos despertam paixão enquanto lemos e saudade quando se acabam as páginas!
Para ler a versão digital, clique aqui.
Nota: 7
Comentários