
EUA , 2002 - 114 min.
Drama
Direção: Spike Jonze
Elenco: Nicolas Cage, Meryl Strip, Chris Cooper, Tilda Swinton, Brian Cox
Para entender esse filme, precisa-se de um miniroteiro:
- Charlie Kaufman é o roteirista de Quero Ser John Malkovich (que eu ainda não vi, mas já está na lista);
- Depois de fazê-lo, o cara foi aclamado pela crítica e logo em seguida foi oferecido a ele a adaptação do livro The Orchid Thief (o Ladrão de Orquídeas);
- Só que ele se encrencou todo para transpô-lo para um script de cinema, pois, embora tenha adorado o livro, viu que ele não tinha uma estrutura linear e que era apenas para ser sentido;
- Resultado da obra: ele acabou resolvendo escrever um roteiro colocando a si proprio na trama, mostrando suas dificuldades em realizar a tarefa de adaptar um livro inadaptável.
O abuso da metalinguagem (filme dentro do filme) e o desnudamento da mente do roteirista, associados aos devaneios que concluem a história, não conseguiram me mostrar ser um filme de verdade. Usando um termo chulo, esse filme é uma masturbação intelectualoide e xarope de Kaufman.
Mas como o Omelete deu 5 ovos para esse filme (o próprio IMDb, também dá uma nota bem alta), de repente alguns de vocês podem curtir.
Eu, achei meia-boca.
P.S.: Mas o Nicholas Cage tem um dos melhores desempenhos da sua carreira e Chris Cooper e Meryl Streep (mas ela, é chover no molhado dizer qualquer coisa, pra mim é a melhor atriz do mundo) também matam a pau.
Nota: 5,0
Cotação no IMDb: 7.9 (68.432 votos)
Trailer legendado
Comentários