

Autor: Robert James Waller
Editora: Relume-Dumara
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
6ª Edição – 1993 – 199 páginas
Voltando aos livros que foram adaptados para o cinema, hoje falo sobre o meu romance preferido, As pontes de Madison, um livro publicado por Robert James Waller publicado em 1992.
Esse é um romance poderoso, carregado de sentimentos profundos, que faz o leitor se apaixonar logo de inicio.
Conta a história de Francesca Johnson, uma imigrante italiana que conheceu Richard Johnson, casou-se e foi morar em uma fazenda no interior dos EUA, em Iowa, teve dois filhos e viveu de forma pacata.
Quando seu marido e filhos foram passar quatro dias em uma feira rural, Francesca fica sozinha em sua casa, é nessa ocasião, em agosto de 1965, que Robert Kincaid, um fotógrafo de Washington, da Revista National Geographic, aparece em sua casa pedindo ajuda para encontrar uma das pontes cobertas que existem na região e ele deseja fotografar.
Francesca sente-se inexplicavelmente e imediatamente atraída por Robert e Robert por Francesca. Ele é um viajante, uma pessoa que não se prende a um único lugar, livre; ela é a perfeita esposa de fazendeiro, mãe exemplar, o modelo tradicional de família interiorana. Apesar das diferenças, apaixonam-se perdidamente.
Durante os quatro dias que seu marido e seus filhos estão fora ela ajuda Robert a fotografar as pontes cobertas, e a partir daí a atração torna-se desejo, o desejo paixão, a paixão felicidade, passando por angústia e dúvida na hora da separação.
Esses quatro dias entrelaçam um ao outro por toda vida, apesar de Francesca sacrificar seu amor por sua família e como e explicado por ela, por eles dois também, pois o abandono faria os desaparecer os momentos de paixão profunda e sobressair o ressentimento e a culpa. O afastamento torna o amor eterno.
A condição dolorosa da separação, o momento da despedida fica com o leitor, mesmo depois de ter terminado a leitura, de uma forma tão intensa, que as lagrimas não se esgotam com as páginas.
Estava comentando com o mano que meço a intensidade dos romances e dramas pelas lágrimas derramadas e esse, sem duvida, e o mais intenso que já li.
Para acessar a versão digital do livro, clique aqui.
Nota: 10
Comentários