Pular para o conteúdo principal

Do Tempo do Epa - 08/12/2010

Voltando para as séries televisivas, vou falar de uma que marcou época e que, embora eu não tenha assistido quando da sua exibição original, posteriormente o fiz na íntegra e posso falar um pouco a respeito.

Quem matou Laura Palmer?

Entre 90 e 91, essa era a pergunta que não queria calar. Twin Peaks, a série criada pelo cultuado David Lynch (só vi um filme dele, Império dos Sonhos e odiei) foi um sucesso instantâneo por diversos motivos.

A trama onde o agente especial do FBI, Dale Cooper (Kyle MacLachlan) investigava o assassinato brutal da jovem Laura na pacata cidade do norte dos EUA, Twin Peaks, tinha uma diversidade de personagens interessantes e meio doidos.

O eterno Agente Mulder de Arquivo X, David Duchovny, em Twin Peaks era A agente Denyse Bryson

Havia o agente travesti do FBI, a velha que vivia pra cima e pra baixo com um toco de madeira nos braços, o anão de vermelho dos sonhos de Cooper, Bob, o fantasma, entre tantos outros.

O conjunto desses personagens em uma história onde nada era o que parecia ser, na qual todos os habitantes de Twin Peaks tinham seus podres bem escondidos no armário tinha um poder fantástico.

Lara Flynn Boyle, Sherlyn Fenn e Mädchen Amick

Fora isso, ainda lançou um quarteto feminino de ases, com as Sherlyns, Fenn e Lee, além de Mädchen Amick ("Menina Bonita" em alemão, nada mais apropriado) e Lara Flynn Boyle - nenhuma vingou com grande estrela de cinema, mas ao seu tempo, elas tiveram um baita sucesso.

E não podemos esquecer da espetacular trilha sonora de Angelo Badalamenti, que abria cada episódio e que marcou época. Ponto fortíssimo da série.

Twin Peaks teve duas temporadas, a primeira com 8 episódios e a segunda, 22. Na verdade ela foi bacana até a descoberta do assassino de Laura. Depois disso, David Lynch perdeu o interesse pelo projeto e outros autores continuaram adiante.

Entretanto, a qualidade caiu demais e mesmo tendo um gancho muito interessante ao final do 30º episódio, a série morreu em seguida.

Em 92, Lynch ainda dirigiu o filme Os Últimos Dias de Laura Palmer que foi como um complemento - não imprescindível - para a série.

Dale e seus sonhos psicodélicos

Mas ficou apenas nesse canto do cisne. O gostinho de "quero mais" dos milhões de fãs da série continua até hoje, como tantas outras coisas que gostaríamos de ter apreciado por mais tempo (hum... isso me deu uma boa ideia, para o próximo Do Tempo do Epa. Aguardem!).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...