

EUA, 1939 - 104 min
Drama
Direção: William Wyler
Elenco: Merle Oberon, Laurence Olivier, David Niven, Flora Robson
Baseado no único livro escrito pela britânica Emile Blonté (e que na sua época foi mal recebido), é considerado um dos maiores filmes americanos de todos os tempos.
E de fato, é um senhor filme.
Tudo nele é de altíssima qualidade. O elenco é excepcional: o casal central consegue mostrar todas as nuances dos sentimentos contraditórios que ora vivem seus famosos personagens Cathy e Heathcliff.
Não é à toa que Laurence Olivier é considerado por muitos como o maior ator da história. Em um personagem dificílimo ele tem uma interpretação magistral.
A direção do grande William Wyler (Ben-Hur) é perfeita, dando intensidade incrível à complexa trama. A trilha sonora também é de acordo com a história, extremamente dramática, romântica, leve, tudo de acordo com os diferentes momentos do roteiro.
E claro, a própria história que o originou é fora de série. Não por acaso já inspirou diversas adaptações cinematográficas, teatrais e televisivas. Há inclusive, uma fantástica canção (que a banda até a banda de heavy brasileira, Angra já gravou) em sua homenagem.
Filme que envelheceu exemplarmente bem - aliás, 1939 é considerado um dos melhores anos da história do cinema, pois além deste aqui, ainda tem E o Vento Levou..., O Mágico de Oz, O Corcunda de Notre Dame, Ninotchka, Beau Geste, entre outros.
Nota: 10!
Cotação no IMDb: 7.8 (6.610 votos)
Vídeo unindo cenas do filme e a famosa canção
Comentários