

Sabotage
Reino Unido, 1936 - 76 min
Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Sylvia Sidney, Oskar Homolka, Desmond Tester, John Loder
O 3º filme de Hitchcock citado no 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer é uma interessante trama que conta a história de um detetive da Scotland Yard que, disfarçado, está no rastro de um sabotador, participante de um complô para detonar uma bomba em Londres.
As explicações do porquê existe o complô - um McGuffin típico - pouco importam. Aqui, o que vale é roer as unhas com as tensas cenas onde crianças carregam explosivos em lugares abertos, relógios passando o tempo nos enervando e outras belezuras hitchcockianas.
Mas não é das melhores obras dele, não. Se passa rápido demais e tem algumas coisas meio absurdas no roteiro que, não resisti ao trocadilho, sabotam o filme de uma forma que não dá pra perdoar muito.
Ainda assim, a cena final é genial.
Ponta do Hitch: praticamente impossível achar. Aos 8: 40, ele caminha na calçada, de lado, do centro para o (espectador) para a esquerda, olhando para cima logo após as luzes se apagam novamente e antes de a senhora feche a janela da bilheteria. Passa muito, muito rápido e nem dá pra definir direito. Só para arqueólogos, mesmo.
Nota: 5,5
Cotação no IMDb: 7.2 (5.240 votos)
Trailer sem legendas
Comentários