Pular para o conteúdo principal

Pimenta do Élbio - 19/04/2011

Por Élbio Porcellis *

O chacal

Quando se fala em José Sarney uma das expressões recorrentes é “raposa”.

Dizem que ele é uma “velha raposa do Congresso”, como forma de caracterizar uma sabedoria para a resolução de problemas e composições políticas.

Na minha opinião, o termo “chacal” ou “hiena” lhe é muito mais apropriado.

Pelo que consigo entender ele pouco está se importando com os problemas na nação ou do povo, senão com seus próprios problemas. E também não faz composições e sim, conchavos políticos.

As propostas bombásticas, de grande impacto midiático, que apresenta – geralmente como forma a abafar alguma nova acusação que lhe surge – são, ao que entendo, mera ação predatória dos resquícios de tragédias humanas de grande repercussão.

Como agora, que ele apresenta nova proposta de realização de mais um referendo sobre desarmamento.

Como o chacal ou hiena farejam a carniça, o velho e esperto José Ribamar, farejou uma oportunidade de voltar à mídia com uma demagógica proposta feita imediatamente ao sangue inocente derramado em Realengo.

Sentimentos exacerbados pela tragédia dirão que estou sendo injusto ao chamar de chacal ou de dizer que a proposta é demagógica, certamente.

Analisemos com mais profundidade, porém.

Já fizemos, há não muito tempo, semelhante referendo – diga-se de passagem, com altíssimo custo aos cofres públicos – e o resultado prático foi... nenhum.

Afora o referendo, o governo – com alto custo – fez grande campanha de desarmamento. Quais foram os resultados? Os cidadãos de bem ou legalizaram suas armas ou as entregaram para que fossem destruídas por máquinas e rolos compressores com grande espalhafato da mídia.

Os bandidos entregaram suas armas? Obviamente não.

Qual foi o resultado prático do referendo? Nenhum.

Qual foi o resultado prático da campanha de desarmamento? Deixar os bandidos ainda mais senhores da situação, reduzindo as possibilidades de que sejam confrontados.

Desta vez será diferente?

Por que seria?

Qual a nova situação que conduzirá a um desfecho diferenciado?

É apenas mais uma (de outras tantas)ocasiões em que Sarney posa de salvador, aproveitando os espólios de tragédias.

Os bandidos não usam armas registradas e sim contrabandeadas, com numeração raspada, de origem desonesta.

O único e exclusivo resultado de um novo referendo (afora o desperdício de dinheiro público) será manter José Ribamar nos holofotes da mídia por um bom tempo.

* Élbio Porcellis é professor aposentado e oficial da reserva do exército brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...