
A seleção do Sesi conseguiu vencer o grande time do Cruzeiro. São times parecidos, que baseiam seu jogo em um passe excelente para montar um sistema de ataque de distribuição muito homogênea - um estilo que me agrada muito de ver.
Prevaleceu a maior qualidade individual do Sesi - 6 jogadores convocados para a seleção nacional, contra apenas 2 do Cruzeiro.
Parabéns ao Geovane que conseguiu fazer dessas estrelas todas, um time de verdade e ainda apresentou ao mundo, um oposto tão bom quanto esse Wallace.
Além disso, teve a coragem (acertada) de no meio do campeonato tirar do time, o Thiago Barth, jogador de 2,10m muitas vezes convocado para a seleção, para colocar Vini, que estava jogando muito melhor, mesmo sendo 14 cm mais baixo.
Uma rápida avaliação dos 14 principais jogadores que estiveram de lado a lado:
Levantadores: Ambos muito bons. William, el mago, de fato, tem muita qualidade e coração, mas o pouco falado Sandro, também é muito consistente e deu uma bela distribuição para sua equipe.
Ponteiros: Murilo está um degrau acima de todos, pois domina muito todos os fundamentos. Ataca, passa e defende muito bem, assim como os outros (Thiago Alves, Felipe e Léo Mineiro), mas ainda por cima bloqueia e saca com precisão superior. Por isso, mesmo tendo "apenas" 1,90m, é o melhor jogador do mundo.
Centrais: até nisso, os times se parecem, com dois centrais baixos e dois altos. Vini e Douglas atacam muito e bloqueiam pouco.
Aliás, Douglas é o melhor atacante brasileiro dessa posição, não tenho dúvida. Mas é tão ruim bloqueando (além de também ter um saque fraco), que não tem como ele cavar lugar no selecionado nacional.
E entre Sidão (melhor sacador da Liga) e Acácio (melhor bloqueio), a coisa também é parelha, mas o Sidão tem um quê a mais, que faz dele o jogador de seleção que é.
Opostos: se pudesse pegar o ataque excepcionalmente alto, forte e técnico do Wallace do Sesi, com o bloqueio "engolidor" do Wallace do Cruzeiro, teríamos um oposto quase perfeito.
Como não dá, ainda acho o do Sesi, melhor, pois é mais constante e saca um pouco melhor. Mas tem que melhorar seu block, muito fraco para um cara do tamanho e alcance dele.
O Wallace do Cruzeiro ainda erra muito no ataque, embora seja lindo de ver quando ele acerta aquelas pauladas por cima de qualquer bloqueador...
Para a reserva do Vissoto na seleção, ainda fico com o Théo, que domina muito bem esses dois fundamentos mesmo não sendo tão espetaculoso como os dois Wallaces.
Agora é só esperar vir e curtir a Liga Mundial, porque certamente, pelo mostrado neste campeonato nacional, continuaremos tendo time para seguir no topo do voleibol mundial por muitos anos...
Comentários