
EUA, 1997 - 105 min
Comédia/Romance
Direção: Kevin Smith
Elenco: Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Jason Lee, Dwight Ewell, Jason Mewes, Kevin Smith, Matt Damon
A primeira vez que eu vi um filme do Kevin Smith foi Dogma, comédia sensacional com Matt Damon e Ben Affleck fazendo o papel de anjos em crise existencial.
Como gostei demais, encarei O Império do Besteirol Contra-Ataca; título nacional horrível (pelo menos não tem "da Pesada", "do Barulho" ou "Muito Louco") para um filme muito quadrinho.
Aqueles diálogos ultracool, à la Tarantino, trama pouco convencional, gostei de cara. Aí, não sei porque, acabei não vendo mais nada dele, só o meia-boca Pagando Bem, Que Mal Tem.
E vendo esses dias, o ótimo blog Resenha de Filmes, o autor D.T.S. recomenda muito este Amy (nota 9) e acabei procurando para assistir e resgatar aquela admiração antiga.
Bem, não me arrependi. Falas inteligentes e profundas, algo no estilo das comédias românticas de Woody Allen, porém, sem se preocupar com os (industriais) palavrões.
Ben Affleck está muito bem, o que para mim até hoje é novidade, Jason Lee está fantástico e Joey Adams também está perfeita no papel de Alyssa.
Eu até esperava ser mais engraçado (a fala sobre Star Wars racista é histórica), mas é um trabalho mais romântico mesmo (mesmo com algumas soluções doidaças, bem ao estilo dele), com um viés que parece ser bem autobiográfico e Smith se saiu bastante bem.
Não é nem perto de Dogma, mas é um alento no meio de tanta mediocridade que a gente vê neste gênero.
Valeu, D.T.S.!
Nota: 7,5
Cotação no IMDb: 7.5 (64.976 votos)
Vídeo de um genial diálogo entre Holden (Affleck) e Alyssa (Adams)
Comentários
Mas ainda recomendaria "O balconista", o primeiro filme de Smith.
A versão original.
Mas valeu pela dica.
Grande abraço!
Mas vambora!