
Este foi o primeiro filme de Dean, que morreu em um acidente de carro (grande ironia, pois era um grande amante de automóveis), ainda quando a obra estava lotando os cinemas.
Ele ainda tinha deixado prontos mais dois filmes lançados de maneira póstuma, que também se tornariam clássicos e estigatizariam ainda Dean como o adolescente rebelde e problemático que simbolizaria sua geração: Vidas Amargas e Assim Caminha a Humanidade.

EUA, 1955 - 111 min
Drama
Direção: Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran
Juventude Transviada conta a história de Jim Stark, um jovem problemático que, por sua causa, os pais se mudam de uma cidade para outra, até se fixarem em Los Angeles.
Lá ele rapidinho já se envolve com uma garota, que claro, é a namorada do líder da gangue juvenil da escola. Esta explosiva rivalidade é o motor do filme e se hoje parece tão clichê, há 56 anos atrás era a novidade de um novo movimento social jovem.
A atuação visceral de Dean, somada ao roteiro de grandes falas e embates entre adultos e adolescentes, mais a boa direção de Nicholas Ray fizeram deste filme, um marco no cinema.
Mais adiante, vou ver se vejo os outros dois dele, para fechar a conta.
Nota: 8,0
Cotação no IMDb: 7.9 (25.986 votos)
Trailer sem legendas
Uma Curiosidade: James Franco, o Harry Osborne dos filmes do Homem-Aranha e que neste ano está indicado para o Oscar de Melhor Ator por 127 Horas, começou sua carreira interpretando o astro em filme - de nome sem criatividade, "James Dean" - da HBO em 2001.
Comentários