

Autor: Júlio Verne
Editora: L&PM Editores
Assunto: Literatura Estrangeira – Romances
Versão Digital – 159 páginas
Na minha infância, meu pai sempre me contava as encantadoras histórias de Júlio Verne: viagens, lugares malucos, submarinos que nem mesmo existiam ainda! Me criei vendo uma coleção encadernada na estante de meu pai, mas nunca tinha coragem de encarar aqueles volumes tão grandes.
Apesar disso, achava que gostava do escritor. Bom, eu cresci e herdei a coleção de meu pai. Resolvi encarar a leitura, indo direto para minha história preferida, Viagem ao Centro da Terra.
A história tem como principais personagens o professor-geólogo Lidenbrock e seu sobrinho, o jovem Axel, um rapaz inseguro e introvertido que trabalha com seu tio.
Apaixonado por livros e antigos, Lidenbrock chega com uma nova aquisição em casa e mostra para Axel, e para sua surpresa, dentro do livro encontra um pergaminho com um criptograma feito por Arne Saknussemm, ilustre cientista islandês do século XVI. Depois de muito quebrar a cabeça tentando decifrar o escrito, é Axel quem consegue decodificar o documento.
Encontra uma revelação extravagante: pela entrada da cratera do vulcão inativo Sneffels, na Islândia, seria possível chegar até o centro da Terra! Prontamente Lidenbrock, estimulado pela descoberta científica, parte com Axel para a gélida Islândia em busca da sua descoberta.
Lá, são guiados por Hans, um servidor incansável e pouco comunicativo. Ao descer pelo vulcão, os personagens se envolvem em uma grande aventuras, típica da incrível imaginação de Verne.
Bom, o que realmente me surpreendeu negativamente nessa história tão conhecida por todos foi me deparar com uma linguagem chata, parada, sem ação! Poxa...num livro de aventura! Como pode? Uma narrativa cheia de prolixidade sem necessidade.
E foi no final deste livro que me dei conta de uma coisa: as ideias de Julio Verne são brilhantes (eu diria quase proféticas) e tem tudo pra dar certo...só falta o meu pai contar as histórias! Hehehe!
Para ler a versão digital, clique aqui.
Nota: 6
Comentários