Pular para o conteúdo principal

Lista do Barbosa - 13/02/2011

O Lista de hoje é bem papo de buteco (nerd), mas afinal, alimentar essas discussões altamente filosóficas e culturais, é meio que uma das funções de quem faz listas, não é?

Volto ao meu assunto predileto, filmes. Muita gente já falou sobre o que abordarei hoje, mas e daí? O blog é nosso e eu me divirto fazendo isso, então vamos lá: vou listar quais são as 10 Melhores Continuações da História do Cinema.

Apenas algumas regrinhas:
  1. Não importa que seja o 2, 3, 4... o que importa é a qualidade;

  2. Filmes que originalmente deveriam ter sido apenas um, mas que na hora da montagem acabaram virando dois em função do tamanho exagerado que acabariam ficando, como Kill Bill e A Batalha dos 3 Reinos, não entram na lista;

  3. Não basta ser bom, tem que ser melhor que o original (e por isso, com muito pesar, eu tenho que tirar O Poderoso Chefão II, De Volta Para o Futuro 2 e 3 e Ultimato Bourne, entre outros da lista; são fantásticos, mas não superam os primeiros);

  4. Se dois ou mais filmes da série forem melhores que o primeiro, escolherei o melhor entre eles, para não saturar a lista com a mesma franquia (por exemplo, acho Episódio 3 - A Vingança dos Sith, melhor que o Guerra nas Estrelas de 1977, mas como ainda assim perde para o O Império Contra-Ataca, vai este último pra lista).

Como fazer uma lista dessas é das coisas mais difíceis que tem, vou desde já fazer algumas menções honrosas a alguns filmes que gosto demais, que na minha opinião são melhores que os originais, mas que por motivos óbvios, ficaram de fora da lista final.

São eles: Máquina Mortífera 2, Superman 2, X-Men 2, 007 contra Goldfinger, Gremlins 2 - A Nova Onda, Toy Story 3, A Era do Gelo 3, Corra Que a Polícia Vem Aí 33 1/3, A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos.

Buenas, posto isso tudo, vamos ao que interessa!


10 - Aliens - O Resgate (1986)

James Cameron já dava sinais do excepcional diretor que viria a ser nesta continuação alucinante, com ação ininterrupta e com um clímax emocionante.

Ao invés do suspense claustrofóbico de ficção que Ridley Scott criou em 79, Cameron botou explosões pra tudo que é lado, encheu o filme de alienígenas famintos e deu um incrível upgrade à série.


9 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2003)

Foi só a série sair da mão do comunzinho Chris Columbus e ir para a mão de um diretor de verdade, que a série de J. K. Rowling deu salto de qualidade. Alfonso Cuarón começou a dar aquele tom mais dramático, sem perder a mão da fantasia, equilíbrio que tão bem permeia os livros.

Com um elenco cada vez melhor, e ainda por cima reforçado pelo grande Gary Oldman e uma reviravolta final espetacular, este é até agora (vamos ver como fica a parte 2 de Relíquias da Morte), o melhor filme da saga do bruxinho de Hogwarts.


8 - Homem-Aranha 2 (2004)


Este é um dos que tinha entrado também em outra lista minha anterior, a dos Melhores Filmes Baseados em HQs. Merece.

É daqueles filmes que se eu vejo passando na TV, geralmente paro tudo o que estou fazendo e vou lá conferir... Para os fãs do aracnídeo, como sempre fui desde criança, Sam Raimi nos deu o filme que sempre pedimos ao Papai do Ceu.


7 - Missão Impossível 2 (2000)

Era difícil superar o original de Brian de Palma, que fez da famosa série de TV, um grande thriller de espionagem e aventura. Mas aí, a convite de Tom Cruise, vem um chinês maluco chamado John Woo e faz um filmaço de ação de tirar o fôlego e barbariza com tudo o que foi feito anteriormente.

Tão bom, que nem outro autor de respeito, J.J. Abrams conseguiu superar com o terceiro filme da franquia.


6 - Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro

Um filme nacional nesta lista tão seleta? Sim! Tropa de Elite 2 é tão grandioso em tantos aspectos - político, narrativo, estético, as atuações... - que cavou seu lugarzinho no rol das melhores continuações, sim, senhor.

Caveira!


5 - Exterminador do Futuro 2 - O Dia do Julgamento

Olha o James Cameron de novo aí, gente! Só que desta vez ele conseguiu superar a si próprio, com a continuação do seu já genial T1.

Com Schwarzenegger no auge, efeitos especiais totalmente revolucionários, uma fantástica trama de perseguição que ninguém conseguia imaginar como iria terminar, ele crava Exterminador 2 no nosso Top Five.


4 - Indiana Jones e a Última Cruzada

Já sei que vai dar polêmica. A maioria acha Caçadores da Arca Perdida o melhor filme da série, mas fazer o quê, eu gosto mais de A Última Cruzada. Não sei se é pela presença do Sean Connery, se é por descobrirmos que Indiana era o nome do cachorro de Henry Jones, se é por ter nada menos que o Santo Graal no fabuloso desfecho...

Deve ser por tudo isto e tantas coisas bacanas mais que Spielberg colocou neste terceiro filme, que eu o considero o melhor da, pelo menos até agora, quadrilogia.


Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca

Por muito tempo eu achava que O Retorno de Jedi era o melhor filme da saga Star Wars, mas com o tempo fui gostando mais de O Império Contra-Ataca.

Acho que o componente extremamente dramático desta segunda parte (ou quinta, argh) de acordo com o meu amadurecimento, foi me cativando de maneira mais profunda.


Batman - Cavaleiro Das Trevas

O campeão da minha lista de Melhores Filmes Baseados em HQs, aqui cai um degrauzinho, o que de maneira nenhuma significa demérito. Chris Nolan antes desse filme já era um grande diretor, mesmo com filmografia pequena. Depois de TDK, ele tem que ser alçado ao patamar de gênio, nada menos que isso.

Um roteiro escrito com complexidade psicanalítica e ao mesmo tempo, que consegue ser cinemão pipoca da melhor qualidade, somados ao elenco fantástico, direção perfeita e uma produção de mais de U$ 200 mi, não pode passar impune à qualquer lista deste gênero.


O Senhor Dos Aneis - O Retorno Do Rei

A perfeição em todos os níveis nesta obra de Peter Jackson, baseados na saga imortal de Tolkien já foram mais do que comentados por tanta gente, que vou tecer apenas uma frase sobre ele: é meu filme predileto.

Simplesmente isso. Precisa mais?

Bom, e aí, concordam com a minha lista? Deixei muita coisa boa de fora? Vamos lá, metam o bedelho e vamos trocar figurinhas!

N.B.: eu dei uma pesquisada sobre esse tema na net e encontrei um link (clique aqui para acessar) da MTV, que tem um monte de gráficos relacionando a qualidade de umas quantas franquias. É muito massa!

Comentários

Lincoln disse…
Meu caro amigo dessa vez oce deixou de fora uma continuação das melhores q temos por ai

Oce "esqueceu" de Maquina Mortífera, que até onde eu sei é o único filme com 3 continuações, onde todas tem o mesmo elenco base.

Sem dizer que conta com a direção do Richard Donner, q é o mesmo diretor de otimos filme(minha lista) como Teoria da conspiração, Maverick, Os Goonies(esse fez minha infancia)
Rafael Barbosa disse…
Não esqueci, não! Só não coloquei na lista dos 10, mas tá ali nas minhas menções honrosas, pode conferir!

Afinal, a cena do Murtaugh no banheiro não podia passar batida...

Grande abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...