Pular para o conteúdo principal

Mete o Rock! - 25/02/2011

Com a premiação do Oscar 2011 chegando daqui a dois dias e resolvi unir o Mete o Rock! nessa onda cinematrográfica.

Não Estou Lá e The Doors são bons, mas para mim superestimados.

O Roqueiro e Grease são legais, mas não chegam a entrar nesse meu top 10.

Bill & Ted (o primeiro) é sensacional, mas o aspecto principal é a viagem no tempo; não o rock.

Eu adoro Duets, mas não é bem rock, a sonzeira que toca ali...

Sid e Nancy, Control, Vida de Solteiro e Alta Fidelidade são alguns filmes sobre rock que não vi, mas que dizem ser muito bons.

Os filmes do Elvis eu também nunca vi - a galera da antiga diz que eram legais, também.

Feitas as devidas ressalvas, vamos dar uma de Lista do Barbosa e prossigamos a uma pequena seleção de 10 filmes que tem o rock'n'roll como pano de fundo (não-documentários) e que são massa:

10. Os 5 Rapazes de Liverpool

Eu ia colocar Os Reis do Iê-iê-iê (I Wanna Hold Your Hand) nesta posição. Mas aquilo mais do que um filme, era uma belíssima desculpa para ver os Beatles tocar e fazer seu humor tipicamente britânico no auge da sua forma.

E Os 5 Rapazes de Liverpool é um baita filme sobre os tempos iniciais do Fab Four, com as ralações que eles tiveram que passar em seus primeiros anos e ainda nos mostra um outro personagem, Stu Sutcliff, grande amigo de John e figura importante da banda nessa época. ]

Filmão.




9. Quanto Mais Idiota Melhor 1 e 2

Só pela clássica cena deles cantando Bohemian Rapsody do Queen no carro, já merecia estar na lista.

Mas ainda tem o festival Waynestock, Jim Morrisson aparencendo nos sonhos de Wayne, o índio pelado no deserto, a placa de "Proibido Tocar Stairway to Heaven" na loja de música...

Clássico.




8. Os Cabeças-de-Vento

Brendan Frase, Adam Sandler e Steve Buscemi como a banda sem noção que sequestra uma rádio para tocar sua música, são personagens indeléveis da minha adolescência.

Fora isso, a MTV gastou de tanto passar na sua programação, o vídeo de Born To Raise Hell, baita rockzão, parceria entre Lemmy Kilmister, Whitfield Crane e Danko Jones.




7. Os Irmãos Cara-de-Pau

Ok, não é bem rock, mas um primo-irmão, o blues, o som que conduz esse clássico, fracasso na sua época e depois alçado merecidamente ao status de cult movie.

E além de ter Ray Charles, Aretha Franklin, Cab Caloway e outros monstros sagrados dando uma palhinha, tem o saudoso John Belushi dando show de humor e música.




6. Quase Famosos

Filme que deu fama a Kate Hudson, antes conhecida apenas por ser a filha da Goldie Hawn. Oscar de Melhor Roteiro Original, conta a história da Stillwater, uma banda de sucesso dos anos 70, onde qualquer semelhança com diversos outros artistas, passa longe de ser coincidência...

Com um elenco fantástico mandando muito bem, é uma baita pedida.




5. The Wonders

Outra história de banda não-real, mas que tem tudo a ver com o clima do nascimento do rock. Tom Hanks é o cara nesse rico filme que também tem o mérito de ter, talvez, o melhor rock já criado para um filme, a grudenta That Thing You Do.




4. A Fera do Rock

Aqui, uma história real, a do mito do rock, Jerry Lee Lewis. Encarnado com força incrível por Dennis Quaid e acessorado pela ótima Wynona Rider (uma das minhas paixões adolescentes), é um baita filmão, que mistura, drama, comédia e música na medida perfeita.




3. Escola do Rock

Sem palavras. Um dos filmes mais legais - no verdadeiro sentido da palavra - já feitos. Quem não vê esse filme com um sorriso nos lábios, tem que ser tratar.

Jack Black tinha que ter ganho um Oscar por esse filme. Maldita Academia.




2. A Encruzilhada

Outro que não é bem do rock, mas sim do seu irmão mais velho, o blues.

Mas é tão fantástico, com o Daniel-san, Ralph Macchio genial no papel do garoto que se torna um mestre do blues, que é obrigado a entrar e bem ranqueado, na minha lista.

O duelo de guitarras (pra quem só conhece isso pelo Guitar Hero, aqui fica sabendo o que é uma pauleira dessas de verdade) entre ele e o mito Steve Vai, é uma das maiores cenas da história do cinema. Só isso.

Obra-prima.




1. Across The Universe

É claro que numa lista dessas eu ia abrir e fechar com os Beatles.

É tão difícil descrever exatamente o que sinto sobre esse filme, que vou resumir em uma só palavra: perfeito.




E aí, esqueci alguma coisa?

Comentários

Paulo Dias disse…
Faltou uma citação no início do texto do filme O Roqueiro, foi um rico dum filme, mas longe de participar da top 10.
Rafael Barbosa disse…
Mas eu falei do Roqueiro! disse q era legal, olha ali no terceiro parágrafo, ele e o Grease, citados como bacanas, mas não de Top 10

Abração bruxo!
Anônimo disse…
Cara, aproveitando a lista em questão, faltou um eu sou muito ruin filme para nomes, mas o filme é da mesma época do "Quase Famosos" e tratava de um cara que gostava mesmo era de compor e que por desventuras do meio artístico ele é levado a ser um rockstar, mas como não era isso mesmo que os caras queriam, no final do filme o cara volta a tocar com uns velhos amigos e fica de canto, sem tanta gana e tal, mas o filma é excelente, até por mostrar as pressões que estes "rockstars" sofrem, era um baita filme, mas eu não me lembro do nome. Se tu achar ou se lembrar me manda pelo msn por favor.

Abraços.

Pablo Silveira.
Anônimo disse…
Uma das maiores semelhanças da banda Stillwater é a cena doc ara andando de harley no hotel, aquilo foi copiado do aniversário do Led, quando deram para o Bohan uma harles e ele fez muita merda. Deixou a haley um dia depois de te-la ganho como forma de pagamento pelos estragos. O cara que gravou as vozes do filme é o vocalista do Alter Bridge, o cara é um monstrinho, foi cotado para substituir o Plant em uma reunião dos ex-integrantes do Led, ele é o que sobe no final do filme para cantar no lugar do protagonista.

Abraços.

Pablo Silveira.
Rafael Barbosa disse…
Bá, Kblo, eu não tô ligado q filme é esse, não vi mesmo, mas pelo jeito deve ser bom...
Rafael Barbosa disse…
bá o pai me lembrou do Febre de Juventude do Robert Zemequis e que é fora de série...
Deveria ter entrado no lugar do 5 Rapazes de Liverpool, fica o registro!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...