Pular para o conteúdo principal

Pincelada final

Encerrado o Sul-Americano, o que importava mesmo não era nem o título, que quase nada acrescenta para o histórico da Seleção, mas a vaga para Londres 2012 tem que ser mesmo, muito comemorada.

Então, achei bacana fazer uma avaliação geral dos jogadores campeões e mais ou menos prever quais deles veremos na próxima olimpíada de acordo com o futebol mostrado nesta competição continental.

Gabriel: começou inseguro, mas jogou bem na fase final e principalmente no jogo contra o Equador, foi fundamental. Deve ter chance.

Danilo: alguma qualidade no apoio, mas péssimo na marcação, uma avenida constante. Rafael do Manchester flana com esta baixa concorrência.

Bruno Uvini: é grande e bem disposto, mas não passa muita confiança. Não vai rolar.

Juan: fora o episódio lamentável contra a Argentina, foi impecável em todas as outras partidas. Saiu com moral e uma ressalva. Eu levaria.

Alex Sandro: bom na marcação, bom no apoio, eu até esperava mais, mas jogou com seriedade e qualidade sempre. Tem boa chance de ir.

Fernando: um primeiro volante como poucos. Rápido, marca na bola e com boa saída de bola. Só não é um Sandro porque não tem a bola alta. Fora isto, tem tudo para compor o grupo de Londres.

Casemiro: esse é certo. Volante com enorme energia e habilidade cavou seu lugar com sobras, mesmo tendo apenas 18 anos. Só não precisa se mandar tanto para o ataque...

Oscar: tem algumas qualidades, velocidade, disposição, alguma habilidade. Mas é bem pouco. Chuta mal, erra muitos passes e demora muito a executar as ações. Nenhuma chance.

Lucas: tem uma capacidade de drible que parece ser imarcável, ouso dizer que suas arrancadas, por vezes até lembram as do Messi. Óbvio, que o Argentino tem mais uma interminável série de qualidades que o Lucas - ao menos ainda - não tem, mas esse é jogador para buscar lugar até na Seleção principal, já que da olímpica, é nome mais que confirmado.

Neymar: comentários desnecessários...

William José: centroavante esforçado, bom chute, faz o pivô direitinho, mas para o time olímpico, nessa posição tem pelo menos uns 4 melhores que ele. Fora.

Os reservas, nem vou comentar. Recapitulando então, Casemiro, Lucas e Neymar são os nomes certos. Gabriel, Juan, Alex Sandro e Fernando são os que brigam por vaga.

Ah, e ontem eu levantei alguns nomes que tem idade olímpica, mas depois lembrei de mais dois: Diego Renan, ótimo lateral-esquerdo do Cruzeiro e o Rafael Carioca, que nunca mais jogou como no Grêmio, mas se voltasse àquele nível de 2008, brigava fácil por lugar nesta equipe.

Ufa! Esse negócio de lista é divertido, mas dá trabalho...

Comentários

Anônimo disse…
Só quero aqui ressaltar q oq vc escreveu sobre o Bruno Uvini é típico de quem ñ conhece de fato o futebol desse garoto.
Oq aconteceu com esse excelente zagueiro foi a infelicidade de ter sua perna quebrada pelo argentino e assim ficando fora da fase final, discordo totalmente sobre oq vc escreveu pois vc julgou ele como se tivesse jogado tds as partidas,
Portanto essa é somente a sua opinião e NÃO dos brasileiros em geral e muito menos da comissão da seleção brasileira
Rafael Barbosa disse…
Eu sei que ele quebrou a perna e por isso ficou de fora dos últimos jogos. E sim, essa é somente a minha opinião, não tenho nenhuma pretensão de ser o dono da verdade. Simplesmente eu penso que ele é um bom zagueiro, mas limitado tecnicamente e pelo lado dele e do Danilo as jogadas adversárias eram as mais perigosas. Por isso escrevi que ele não me passa muita confiança.
Mas obrigado por comentar, enriquece demais o nosso debate!
Grande abraço!
Rafael Barbosa disse…
Ah, e acho que ele jogou direitinho. Apenas disse no post que para a Seleção Olímpica, não vejo chance de ele figurar, dada a grande concorrência que ele terá ali com Breno, Sidnei e cia, além de talvez algum jogador acima de 23 anos.

Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: A Esposa

The Wife EUA 101 min Direção: Elenco: Gleen Close,  Jonathan Pryce, Christian Slater Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos enterrados finalmente virão à tona. Gosto de filmes que começam de um modo e aos poucos vão se revelando e mudando as expectativas iniciais da trama. Este é um deles.  Um roteiro cheio de sutilezas, bem dirigido e potencializado por ótimas atuações, em especial, claro, da Gleen Close. Olivia Colman foi bem em A Favorita, mas nem perto do desempenho da protagonista deste filme aqui. Tanto as palavras quanto os silêncios dela dizem tudo. Performance sensacional, mesmo. ...

Filme: Cães de Aluguel

Reservoir Dogs EUA, 1992 - 99 min Policial Direção: Quentin Tarantino Elenco: Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino Embalado pelo vídeo indicado pelo Paulinho, Tarantino's Mind , resolvi antecipar algo que eu tinha vontade de fazer, que era rever Cães de Aluguel . Na época, lembro que embora tivesse amado Pulp Fiction , eu não tinha gostado muito desse filme, mas já nem lembrava porque, por isso queria assisti-lo de novo, já que Tarantino é um dos meus diretores favoritos. E foi bom fazer isso. O tempo foi favorável ao meu julgamento. Gostei muito mais agora do que há quase 20 anos atrás. Embora ele já tivesse escrito os roteiros excepcionais de Amor à Queima-Roupa e Assassinos por Natureza , aqui ele, que antes era apenas um nerd atendente de videolocadora, debuta na direção e tem o desplante de ainda atuar, mesmo que em um papel pequeno. E o faz com uma propriedade impressionante para um estreante. E como o vídeo estrelado pelo Se...

Filme: O Garoto da Bicicleta

Le Gamin au Vélo Bélgica , 2011 - 87 min. Drama Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo Imagine que alguém está te contando uma história bem interessante, com bons dramas e personagens e antes do final, para a narrativa. Foi exatamente assim que me senti assistindo a O Garoto da Bicicleta . A trama é a seguinte: Cyril, quase 12 anos, tem um único plano na vida: encontrar o pai que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, dona de um salão de beleza, que aceita ficar com ele nos finais de semana. Cyril não consegue ver o amor que Samantha sente por ele. Um amor que ele precisa despesperadamente para apaziguar sua raiva. Os longos planos até não são cansativos como poderiam ser. Os atores são ótimos (Cécille de France de Além da Vida , é linda e excelente atriz). A trama é dramática, mas faz a plateia se importar com os personagens e pensar o que faria no lugar deles... O proble...